Um Curso para a Vida

A gravidez é um marco importantíssimo na vida do casal e que não deve ser encarada apenas como um período de espera. A parentalidade é uma oportunidade única para o casal reforçar os laços afetivos e preparar uma etapa que culmina com o parto e a outra etapa seguinte que se inicia com a chegada de um filho.

A preparação para o parto prepara o casal física e psicologicamente, ajudando a viver o momento do parto com menos medos e ansiedades, aumentando a confiança e promovendo a educação para a saúde materno-fetal e do recém-nascido, capacitando os pais para a aquisição de conhecimento e competências.

No curso, os recursos utilizados nas aulas poderão ser diversos desde a visualização de filmes e slides até à simulação de situações de pós-parto como a mudança de fralda e o banho do bebé.

As aulas são normalmente lecionadas por enfermeiras especialistas em saúde materna e obstetrícia, em grupos de casais reduzidos, potenciando a partilha de sentimentos e dúvidas comuns.

Após pesquisarmos várias opções e através de uma recomendação de uma amiga, inscrevemos-nos no Centro Pré & Pós Parto (http://www.preeposparto.com/preeposparto/homepage.php) em Entrecampos, Lisboa.

Iniciámos o curso por volta das 26/27 semanas de gestação (pouco após a ecografia morfológica). O curso é constituído por 7 aulas (7 semanas) de 90 minutos. Cada aula tem uma componente teórica e uma prática. Existem muitas opções de horários pós-laborais e ao fim-de-semana.

É oferecido ainda no pacote 1 sessão de ginástica pré-parto, 5 sessões de ginástica pós-parto, cerca de 45 workshops por mês com diversas temáticas, sessões de avós, manual do curso, linha 24 horas, assistência e acompanhamento na clínica, grupo de apoio à amamentação, entre outros.

530bbaa1af23f_image

O plano do nosso curso foi dividido pelos seguintes temas:

Gravidez

– Mala para a Maternidade

– Sinais e sintomas de alarme na gravidez

– Estruturas anatômicas relacionadas com o parto

– Sinais de início de trabalho de parto

Anatomia e fisiologia do trabalho de parto

– Fases do trabalho de parto

– Estratégia naturais de alívio da dor

– Período expulsivo

– Dequitadura

– Analgesia epidural

Amamentação

– Fisiologia do aleitamento materno

– Técnicas de amamentação

– Gestão das dificuldades na amamentação

Cuidados ao bebé

– Técnica do banho

– Cuidados com o coto umbilical, olhos, nariz, ouvidos e unhas

– Sono

– Choro

– Cólicas

– Síndrome de morte súbita do latente

– Vigilância de saúde infantil

– Segurança infantil

Puerpério

– Admissão na Maternidade

– Cuidados pós-parto e contracepção

Recomendo vivamente a clínica que frequentámos. No entanto, a minha sugestão seria criarem uma sessão onde mães recentes podiam partilhar as suas experiências e medos, esclarecendo algumas questões  das mamãs grávidas. Após o nascimento seriam essas mães, a participar nesta partilha e assim sucessivamente. Não há nada melhor que ocupar produtivamente o tempo da licença de maternidade.

O curso é extremamente útil para os pais de ‘primeira viagem’e apesar de não ser acessível para todos os bolsos (mesmo com as parcerias/protocolos), considero que tenha sido um bom investimento.

Estes cursos também estão disponíveis nos Centros de Saúde e nas maternidades públicas gratuitamente. O F. estava um pouco céptico no início mas adorou e considerou, tal como eu, uma mais valia.

Por isso não há desculpas para não fazer a inscrição e começar a viver esta grande aventura que é a parentalidade.

6825988

By: Super Mãe D.O.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s