Viajar a 2..mais o papá!

As férias representam sempre momentos fantásticos com experiências que ficam para a vida. É comum, quando se fica grávida começa a pensar-se que estas poderão ser as últimas férias do casal sem filhos; no fundo as últimas férias antes da grande responsabilidade de ser pais. A melhor ocasião para viajar deverá ser entre o terceiro e o sétimo mês de gravidez (preferencialmente até à 32ª semana). Antes disso o feto ainda está em formação e podem existir os malditos enjoos. Após esse período há risco de parto prematuro. No entanto deve sempre consultar o seu médico para que ele a elucide sobre os riscos e precauções que deve tomar quando viajar.

A recomendação é que, desde que não tenha nenhuma complicação médica – como hemorragias, diabetes, pressão alta, não esteja grávida de mais do que um bebé e não tenha histórico de partos prematuros anteriores – não há problema em viajar durante a gravidez.

Em viagem deve também levar todos os registos da saúde pré-natal do seu bebé, o grupo sanguíneo a que pertence e o contato do seu médico obstetra.

Por sorte, o meu segundo trimestre correspondeu às férias de Verão e como viajar é algo que simplesmente adoramos, começámos a pensar em destinos. Antes de saber que estava grávida, planeámos um roteiro por alguns países da Ásia (tenho imensa pena de não termos realizado esta viagem mas foi por um bom motivo). Tinha que ser um destino calmo, que desse para relaxar, com boas praias e que desse para passear/conhecer o local. A nossa escolha recaiu sobre a ilha de Tenerife. E que boa escolha foi.

Sugiro alguns conselhos que tive em conta para esta viagem.

Antes de viajar:

– Avise o médico que a acompanha com antecedência sobre a viagem para que ele a possa alertar sobre os cuidados básicos a ter em conta;

– Confira se o país que pretende visitar requer alguma vacina em especial;

– Leve sempre os medicamentos que toma ou pode vir a precisar nomeadamente o ácido fólico e o Ben-u-ron;

– Se pretende viajar para países dentro da Europa deve levar consigo um cartão de saúde europeu que pode ser requerido na segurança social. Se pretende viajar para um outro país, deve fazer um seguro de viagem que inclua cuidados médicos.

Durante a viagem:

– Beba muita água e líquidos (procurando saber sempre a sua procedência);

– Coma uns snacks como barras de cereais, frutas secas ou bolachas salgadas;

– Use o cinto de segurança sempre abaixo do ventre;

– Faça pausas em que se possa movimentar e alongar para evitar inchaço nas pernas e nos pés;

– Se viajar de avião peça um lugar no corredor e perto de uma casa-de-banho;

– Opte por roupas de algodão com strech e calçado confortável.

pregnant-woman-baggage-636

Durante a minha viagem e estadia em Tenerife fui sempre uma privilegiada. No aeroporto fomos direcionados para uma fila especial no detetor de metais e pude escolher um assento na parte da frente do avião, junto a uma casa-de-banho. No hotel e restaurantes que frequentámos foram todos muito simpáticos e atenciosos.  Para além do descanso da praia (sempre com muito protetor!!), alugámos um carro e corremos toda a ilha. Claro que eu adorava exibir a minha barriguinha sempre que podia por todo o lado.

Foram, sem dúvida, umas férias diferentes porque sabíamos que a família iria aumentar em breve mas que aproveitámos ao máximo e namorámos muito. Umas férias que ainda não eramos efetivamente três, mas já o eramos.

IMG_3968

By: Super Mãe D.O.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s