À Espera: Os Super 9 Meses

Os 9 meses da gravidez são recheados de surpresas, emoções fortes e exploração de um novo mundo. Cada fase da gravidez é extremamente especial e deve ser vivida intensamente.

O período de gestação das mamãs começará a ser contado em semanas sendo que a sua conversão em meses nem sempre é fácil (a meio do tempo de gravidez já exige algumas continhas).

Assim que soube que estava grávida inscrevi-me na newsletter do site Mamãs e Bebés (http://www.mamasebebes.pt/) e todas as semanas recebia a informação do desenvolvimento da nossa baby. Vale a pena!

_gravidaG

Aqui está um pequeno resumo do mês a mês da gravidez:

1º Mês

Se a menstruação atrasa e os exames de urina e de sangue dão positivo não há dúvidas: está grávida. A gravidez começa a contar-se a partir do primeiro dia da última menstruação. Às 4 semanas da gravidez, o embrião é um pequeno disco achatado com aproximadamente 1 mm. Os órgãos aparecem em forma de esboço e estão em plena formação. O embrião já desenvolveu o seu próprio sistema de circulação sanguíneo primitivo, completamente autónomo do sistema da mãe. As células cardíacas já batem.

Deverá ser marcada uma consulta com o médico ginecologista logo que possível.

2º Mês

Os órgãos começam a ganhar forma, posicionando-se no seu lugar e começam a funcionar: o estômago produz sucos gástricos, o fígado produz células sanguíneas, nas gengivas formam-se os dentes e o cordão umbilical funciona agora como principal suporte de vida do bebé, permitindo a passagem de nutrientes e de oxigénio. Por esta altura já é um ser humano em miniatura.

Nesta fase os enjoos e os vómitos, especialmente durante a manhã, poderão ser habituais, juntamente com a sensibilidade aos cheiros, pelo que é comum algumas mulheres emagrecerem (aconteceu comigo).

3º Mês

Com 12 semanas, a etapa mais crítica do desenvolvimento do embrião está ultrapassada. O embrião passa a designar-se “feto”. Os músculos do intestino praticam movimentos e contrações de digestão, exercita os músculos faciais abrindo e fechando a boca engolindo líquido amniótico, faz movimentos com os braços e com as pernas.

Será altura de realizar a primeira ecografia da gravidez (confirmar as semanas de gravidez, estimar a data provável para o parto, confirmar o número de fetos e estudar a anatomia de forma básica). É a primeira vez que vai ver o bebé por isso prepare o lenço que é capaz de cair uma(s) lágrima(s). Quando ouvirem o pequeno coração a bater não irão resistir com certeza.

4º Mês

Ao longo do 4º mês de gestação o bebé adquire o aspeto de um bebé recém-nascido.

O corpo está coberto por uma fina lanugem que protege a pele do ambiente líquido uterino, a cabeça ainda é proporcionalmente maior relativamente ao corpo e a medula do bebé já produz células sanguíneas. O bebé começa a levar os dedos à boca e a chuchar no dedo.

O seu bebé está cada vez mais ativo: até pode começar a senti-lo a mexer! Estas sensações, vão ser, ao princípio, muito leves, como borboletas ou bolhas no estômago (é normal pensar ‘Será que isto era o meu bebé’?). Os enjoos matinais e os incómodos típicos do primeiro trimestre começam a suavizar-se e poderá aproveitar para viver a gravidez em pleno agora que a barriga vai começar a aparecer. Capriche nos cremes hidratantes para prevenir as estrias como o da Uriage e o da Mustela (usei os dois e recomendo).

5º Mês

Os sentidos apuram-se, os órgãos sexuais amadurecem, dorme e acorda em intervalos regulares. O bebé ouve e distingue sons. Falar e massajar a barriga são excelentes para ambos. Quando virem um altinho na barriga também é sinal que há um pé ou uma mão por ali.

Entre a 20ª e a 22ª semana deverá realizar a segunda ecografia ou ecografia morfológica. Conseguirá agora ver uma versão muito próxima das feições reais do seu filho(a) e descobrir se está grávida de um rapaz ou de uma menina (ou de ambos!). Este é um momento verdadeiramente emocionante e inesquecível.

Por opção realizámos esta ecografia em duas clínicas diferentes porque queríamos ter a certeza que estava tudo bem com a nossa princesa. Ainda tentámos realizar a ecografia 3D mas a malandra não queria ser vista.

6º Mês

O bebé já abre os olhos. As pálpebras, até agora fechadas, começam a abrir. Passa grande parte do dia a dormir (cerca de 18-20 horas). Também começa a responder aos diversos estímulos que o rodeiam especialmente os provenientes do exterior: a música, a sua voz e também a do pai. Sempre falámos imenso com a nossa pequenina e aos fins de semana costumava colocar os headphones na barriga, com música clássica, e ela ficava quase 1 hora a ouvir.

Entre a 24ª e a 28ª semanas o seu médico obstetra vai pedir um teste de tolerância à glicose. Estas análises irão verificar se é portadora de diabetes gestacionais (durante a gravidez). Confesso que não custou tanto quanto eu imaginara mas senti-me enjoada uma vez que o líquido, com sabor a limão, era super doce (e olhem que eu adoro doces!!).

No final do mês, poderá sentir que o útero se contrai e relaxa rapidamente. Calma!! São as contrações de Braxton Hicks. É normal, não causa dor e acontecem em intervalos irregulares. É um tipo de preparação do corpo para o parto, que ainda está longe de acontecer.

 7º Mês

O bebé ganha peso e o corpo adquire formas mais redondinhas, o cabelo e as unhas crescem e os olhos já conseguem produzir lágrimas. Poderá “dar a volta” (apresentação cefálica), posicionando-se de cabeça para baixo nesta fase. A nossa L. queria estar na vanguarda e desde o 5º mês até ao final da gravidez esteve sempre nesta posição.

É altura de começar a frequentar um curso de preparação para o parto no hospital/maternidade ou numa clínica de confiança. Na minha opinião é uma ajuda extra para o momento que se avizinha e se poder levar o papá melhor ainda. Nós frequentámos o curso no Centro Pré-Pós Parto (http://www.preeposparto.com/).

Por volta das 2832 semanas deverá realizar a terceira ecografia da gravidez para observação do crescimento do bebé, da quantidade de líquido amniótico e posição/alterações da placenta.

 8º Mês

Com o rápido crescimento do bebé, o espaço no útero começa a escassear. O bebé consegue mexer-se cada vez menos e os movimentos tornam-se mais visíveis do exterior. O estômago, rins e intestino já se encontram em perfeito funcionamento.

Agora começa a ser realmente complicado dormir, por não haver sono (o nosso pensamento anda a divagar sobre o nosso bebé) e/ou pela dificuldade em arranjar uma posição confortável para dormir. A melhor posição para dormir com o barrigão será deitada de lado sobre o lado esquerdo, pois melhora a circulação. Eu colocava uma almofada entre as pernas como suporte à barriga. Nesta altura, a casa-de-banho também vai ser passar a ser a vossa melhor amiga, uma vez que vão passar lá a vida.

O médico obstetra vai exigir visitas mais frequentes, a cada uma ou duas semanas, para avaliar os sinais de dilatação do colo uterino. A escolha da maternidade e do pediatra também já deverá estar decidida por esta altura.

9º Mês

O bebé está pronto para nascer (a partir das 38 semanas)!

A data provável do nascimento do bebé é na realidade um intervalo de tempo. O nascimento do bebé pode ocorrer nas 2 semanas antes ou até 2 semanas após a data provável.

Enquanto ele permanecer no conforto do útero, vai aproveitar para engordar, para se preparar para o nascimento e amadurecer os pulmões.

Muitas mães perguntam o que fazer para acelerar o trabalho de parto. Bem, pode dar longos passeios, fazer amor ou tomar banhos de água quente (eu fiz tudo e nada resultou!). Mas o mais importante é descansar. Aproveite bem os últimos dias antes da “aventura” começar.

À medida que a data se aproxima, poderá sentir alguns sinais de que o nascimento está para breve. As contrações são um dos primeiros sinais do início do trabalho de parto. Quando sentir contrações ritmadas de 5 em 5 minutos e com a duração de 1 minuto, está na hora de se deslocar para o hospital/maternidade. Se a bolsa de águas rebentar entretanto, não deve esperar mais do que 12 horas para se dirigir ao hospital.

Importante:

– Ter a mala da maternidade pronta e à porta de casa

– Ter sempre à mão o telefone do hospital e de quem vai levá-la, preparando antecipadamente diversas opções de roteiro com atalhos para lá chegar rápido

A melhor parte começa agora! Aproveite muitooooo 🙂

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s