Super Mala para a Maternidade!

Ao chegar à semana 30 da minha mini baby L. achei que estava na hora de fazer a mala para a maternidade, até porque tive mesmo que abrandar o meu ritmo e fiquei de baixa em casa. Da baby L. deixei tudo para a última e depois foi tudo à pressa porque a baby L. teve de sair mais cedo, às 36 semanas, foi de um dia para o outro. No 3º trimestre a barriga já começa a pesar, mas é na altura em que a mamã tem mais vontade de arrumar tudo, deixar tudo certinho para a chegada dos nossos filhos, ir às compras, mudar coisas de sítio… eheh isso aconteceu comigo 😉 Desta vez tive a ajuda da minha baby L. para escolher todos os kits para a mana mini baby L., foi fantástico e para ela ainda mais por se sentir útil, estava super entusiasmada e só me perguntava: “Mamã a mana vai já nascer amanhã? Eu quero! Eu quero!” Embora a estação fosse na Primavera e a baby L. tinha nascido no Outono, ainda deu para aproveitar muitas roupas da baby L. o que me facilitou muito as compras. Consoante o hospital, aconselho as mamãs a pedirem a lista deles da maternidade. Partilho aqui a minha lista, se me faltar alguma coisa, digam-me por favor. Espero que vos seja útil.

Para a super mamã:

  • Boletim da grávida, últimas ecografias/exames e últimas análises;
  • Cartão do Cidadão e Cartão do Seguro de Saúde;
  • Dinheiro para caso de ter que pagar extras ou parte das despesas consoante o seu seguro de saúde;
  • Necessaire com higiene pessoal (escova de cabelo, pasta de dentes, escova de dentes, desodorizante, perfume, champô, amaciador de cabelo caso necessário, hidratante para o corpo e cara, uma sombrinha de cor suave e um rímel para nos sentirmos melhores e dar um bom ar após o parto para as visitas e um elástico para o cabelo);
  • Bolachinhas e garrafa de água (eu pessoalmente levei o meu leite de soja de baunilha, e ainda bem que o levei porque durante a noite quando acordava para dar mama no hospital estava cheia de fome e comia umas 3 bolachinhas e bebia o leite de soja);
  • 3 camisas de dormir de algodão ou cetim, com abertura ou botões à frente para ser mais fácil de dar a mama e das enfermeiras te irem ver (atenção na compra das camisas de dormir, pois é com estas que irás receber as visitas família e amigos, convém serem bonitinhas e simples mas não muito sexy’s, acima de tudo confortáveis), podes ver várias opções e modelos na Prénatal ou a gama maternity da Woman Secret);
  • 1 par de chinelos de borracha para o banho e 1 par de chinelos ou sabrinas confortáveis para andar no quarto ou hospital;
  • 2 soutiens de amamentação (gama maternity da Woman Secret, a gama mamabel da Triumph ou ainda mais bonito e sexy http://www.damadecopas.pt/subbrafitting/bra-fitting-mama_4.html);
  • Discos de proteção dos mamilos (eu usei da marca medela e avent);
  • Pensos higiénicos com abas e super absorventes (o máximo absorção mesmo);
  • 1 roupão (quente ou fininho consoante a estação) é bom para quando saímos do quarto e vamos por exemplo dar banho aos nossos bebés;
  • 12 pares de cuecas descartáveis;
  • 1 muda de roupa para quando sairmos da maternidade (podes usar um vestido confortável ou o que eu usei umas leggings, uma túnica e umas sobrinhas);
  • Pomada para os mamilos (eu da baby L. usei o purelan mas era muito espesso e custava a sair da embalagem, desta vez para a mini baby L. uso e aconselho o bepanthene pomada com a linha rosa na embalagem, que tanto deu para os mamilos sem ter de ir lavar e sem prejudicar minimamente o bebé e ainda dá para o rabinho da bebé na muda da fralda);
  • Máquina fotográfica carregada e com cartão de memória;
  • Telemóvel e carregador;
  • 1 Livro, mp3, iPad ou revistas para te entreteres no trabalho de parto (é sempre uma maneira de abstrair… no meu caso da baby L. tive das 9h até à 1h para ter a bebé, da mini baby L. por acaso foi mais rápido das 8h30 às 15h30);
  • Baton do cieiro, spray de água termal para refrescar a cara e rebuçados de mentol (importante pois os lábios secam muito e quando estamos a soro eles evitam dar-nos água);

Para o super bebé:

  • Isofix para o automóvel (para fixar melhor o ovo no carro, eu pessoalmente nunca usei até porque o ovo com o cinto preso nem se mexe, fica muito bem preso);
  • Carrinho de bebé com ovo incluído (o meu já era da baby L. é da bebe confort Loola, e continuo a adorar… é rápido de fechar e compacto e tem uma excelente manobralidade);
  • Para o bloco de partos tens de levar um saquinho com a 1ª roupinha do bebé (1 body manguinha comprida, 1 babygrow quentinho, 1 gorro de algodão e 1 par de meias)
  • Para cada kit (para os dias a seguir) colocar em saquinhos dividido pelos dias, eu pessoalmente coloquei 2 mudas por dia (6 a 8 bodies, 6 a 8 babygrows, 6 a 8 pares meias, 4 gorros de algodão), verificar a temperatura da maternidade (no meu caso a temperatura da maternidade do Hospital da Luz estava a 25º e sentia-se muito calor. Só usei no 1º dia 1 gorro, e as tantas aconselharam-me a deixa-la só de body, pois ela estava tão confortável a dormir que nem acordava para mamar de 3 em 3h.);
  • Fraldas para recém-nascido (eu usei as dodot sensitive recém-nascido fiquei fã, que continuo a usar dotot sensitive pois tem uma rede que faz com que os cocós e xixi vão para baixo e não deixa estar muito em contacto com a pele, o que previne mais as assaduras);
  • Creme para a muda da fralda (usei o mesmo dos mamilos, o fantástico bepanthene pomada eritema da fralda com a linha rosa na embalagem);
  • 2 Chuchas (eu da baby L. usei tudo nuk látex, mas desta vez decidi usar tudo avent silicone, estou a gostar muito e principalmente vejo a minha mini baby L. muito contente e até porque até agora 0 de cólicas);
  • 6 fraldas de pano (para possíveis regurgitações);
  • Para o banho no hospital levar 6 tubos de soro, 1 pacote de compressas tecido-não-tecido 10x10cm não esterilizadas, 1ª água para limpeza nas mudas de fralda e gel para o banho (uso mustela com cheirinho inconfundível);
  • 1 muda de roupa bonita para quando sair da maternidade;
  • 1 manta de algodão para tapar o bebé no ovo quando sair da maternidade;

Se tiveres gémeos é tudo a dobrar a nível de roupas… No caso de esquecimento de algo, não se preocupem, alguém há-de ir buscar 😉

By: Super Mãe S.F.

mala-de-maternidade-1

Leave a Reply

